O investigador e chefe do Departamento de Inquéritos e Vigilância em Saúde no Instituto Nacional de Saúde, José Paulo Langa, está entre um grupo de especialistas reconhecidos pela Global Task Force for Cholera Control (Força-Tarefa Global para Controlo da Cólera) – GTFCC, pela sua participação na elaboração do “Guia de vigilância em saúde pública para cólera 2024”.
O referido documento estabelece as recomendações mínimas para os países implementarem medidas adaptativas e adequadas à vigilância da cólera, visando gerar provas fiáveis e oportunas, necessárias para apoiar a detecção precoce e resposta a surtos da doença e para orientar o desenvolvimento de estratégias multissectoriais específicas para o seu controlo e eliminação.
Igualmente, tem por objectivo garantir o acompanhamento do progresso rumo às metas estabelecidas no roteiro global para 2030: Ending Cholera (Acabacando com a cólera).
A lista dos reconhecidos congrega especialistas do Afeganistão, Bangladesh, Camarões, Fundação Bill e Melinda Gates, República Democrática do Congo, Índia, Universidade Johns Hopkins, Quénia, Togo, entre outros.
A GTFCC é um grupo que reúne parceiros, entidades governamentais e não governamentais, universidades e países, tendo como principal objectivo produzir directrizes e guiões que orientam os diversos intervenientes no controlo e eliminação da cólera.
José Paulo Langa, que assume também a responsabilidade de Gestor Nacional de Incidente para Resposta à Cólera no Ministério de Saúde, é especialista na área de doenças entéricas e tem se destacado na pesquisa destas doenças, com destaque para a cólera, em Mocambique.