Daniele Lantagne

Daniele é Professora de Investigação no Centro Internacional Feinstein e em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade de Tufts. Tem uma formação interdisciplinar, inicialmente como engenheira, tendo obtido o seu doutoramento em 2011 na London School of Hygiene and Tropical Medicine. A sua experiência de trabalho em água, saneamento e higiene para reduzir o peso das doenças infecciosas começou em 2000 com o seu mestrado, tendo depois continuado com o ensino em Engenharia Ambiental no MIT antes de se juntar aos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças de 2003 a 2010.

Concluiu o seu trabalho de pós-doutoramento no Centro de Desenvolvimento Internacional de Harvard, de 2010 a 2012, e entrou para a Universidade Tufts em 2012, progredindo de Professora Assistente para Professora Catedrática de Engenharia Civil e Ambiental antes de passar a Professora de Investigação em 2023.

Nos últimos 23 anos, prestou assistência técnica e investigação em mais de 56 países em África, na Ásia e na América Central/Sul, tanto em contextos de desenvolvimento como de resposta humanitária. Publicou mais de 100 artigos sobre abastecimento de água, tratamento de água, higiene e saneamento em países de baixo rendimento e em contextos humanitários. O seu principal interesse de investigação é a forma de reduzir o peso das doenças infecciosas através da investigação e avaliação da eficácia das intervenções no domínio da água, do saneamento e da higiene.

Dirige um grupo de investigação ativo que realiza investigação laboratorial, de campo e política com financiamento de agências, governos, ONG, fundações e fontes privadas. Gosta de fazer caminhadas pelo interior, de fazer pontos altos no estado (50 estados completos!), de praticar ashtanga yoga, de cozinhar alimentos veganos e de criar os seus dois filhos com o marido.