Se Eun Park

A Dra. Se Eun Park é investigadora no International Vaccine Institute e professora adjunta na Escola Superior de Saúde Pública da Universidade de Yonsei, em Seul, República da Coreia. A Dra. Park lidera vários projetos centrados na introdução de vacinas e na investigação de vacinas pós-registo no contexto do mundo real, na vigilância e epidemiologia de doenças infecciosas, incluindo a resistência antimicrobiana, e no envolvimento em políticas informadas por dados concretos com as partes interessadas do governo local em países de baixo e médio rendimento (LMIC) em África e na Ásia.

Actualmente, a Dra. Park lidera vários estudos observacionais, incluindo a utilização da vacina oral contra a cólera (OCV) em focos de cólera em contextos endémicos, a avaliação da eficácia e do impacto da vacina e a vigilância e epidemiologia da cólera na Etiópia e em Moçambique. Anteriormente, trabalhou em projetos de investigação sobre vigilância da febre tifoide e febre tifoide grave em vários países da África Subsariana. O seu trabalho envolve também o reforço das capacidades de investigação, avaliações e preparativos locais, reforço do sistema de saúde pública local, vigilância baseada em instalações de cuidados de saúde e geração de provas e envolvimento político no domínio da saúde global. O seu trabalho também envolveu a criação de parcerias de investigação em vários países. Liderou a criação do Centro de Colaboração do IVI na Etiópia em 2022 e lançou uma colaboração de investigação com a Unidade de Investigação Clínica da Universidade de Oxford, na cidade de Ho Chi Minh, no Vietname.

A Dra. Park foi galardoada com um DPhil em Medicina Clínica pelo Departamento de Medicina de Nuffield, Universidade de Oxford, com uma tese centrada na epidemiologia genómica e na resistência antimicrobiana da Salmonella tifoide e não tifoide invasiva na África Subsariana. Tem também um mestrado em relações internacionais, centrado em Assuntos e Políticas Globais, atribuído pela Yonsei University Graduate School of International Studies. Possui mais de dez anos de experiência de investigação no IVI e quase vinte anos de experiência profissional no domínio da saúde global e dos assuntos de desenvolvimento, envolvendo muitas partes interessadas governamentais e académicas em África e na Ásia e os ministérios e universidades do governo sul-coreano.

Foi autora de mais de 55 publicações em revistas especializadas durante a sua carreira de investigação no IVI, incluindo artigos sobre a campanha OCV e o inquérito de cobertura, epidemiologia da cólera e da diarreia aguda, políticas nacionais de controlo da cólera, entre outros. Anteriormente, foi também coautora de um livro sobre a situação atual e o futuro da assistência humanitária da República da Coreia (World Vision Korea, 2013) e de numerosos editoriais e colunas, incluindo a desigualdade da vacina contra a COVID-19: fabrico de vacinas em África (Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOICA), 2021) e Vacinas e saúde global e cooperação para o desenvolvimento (W Bridge, 2021).

Actualmente, a Dra. Park também supervisiona estudantes de mestrado na Escola de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade de Yonsei. Participa no Grupo de Trabalho OCV da Task Force Global da Organização Mundial de Saúde para o Controlo da Cólera (GTFCC da OMS) e é membro da Associação de Cuidados de Saúde para a Unificação da Coreia.