TEMA 1: Resistência antimicrobiana e seu impacto nas políticas de tratamento e mortalidade a nível global e em Moçambique
Licenciado em Medicina Veterinária pela UEM e doutorado em Microbiologia Médica pela Universidade de Barcelona, Espanha. É investigador coordenador do CISM para a área de doenças bacterianas, virais e tropicais negligenciadas. Tem mais de 20 anos de experiência em microbiologia, em particular nas doenças diarreicas e infecções bacterianas invasivas. Tem mais de 190 publicações científicas e é embaixador para Moçambique da Sociedade Americana de Microbiologia – ASM.
TEMA 2: Abordagem multisectorial no controlo da resistência antimicrobiana: o papel da saúde humana, animal e do meio ambiente
Licenciado em Biologia e Saúde, mestre em Ciências de Saúde e doutorando em Vigilância Sanitária-Controlo de Produtos em Saúde pelo INCQS/FIOCRUZ, Brasil. É investigador no INS nas áreas de doenças bacterianas invasivas preveníveis por vacinas e resistência antimicrobiana no contexto de Saúde Única. Coordena a plataforma de resistência e uso racional de antimicrobianos do ONS, e é ponto focal da OMS-AFRO e CDC-Atlanta para a área de Meningite Bacteriana.
TEMA 3: O papel das vacinas no controlo da resistência antimicrobiana
Licenciada em Medicina e Cirurgia, mestre em Farmacoepidemiologia e doutorada em Medicina pela Universidade de Barcelona. É Professora Associada de Farmacologia Clínica na UEM, investigadora sénior do CISM com mais de 150 publicações científicas e Presidente do Comité Nacional de Bioética para a Saúde. É membro do grupo estratégico de saúde da Fundação África-Europa e do grupo de trabalho de imunização materna.
Licenciada em Farmácia, mestre em Serviços Farmacêuticos e Controlo de Medicamentos e Pós-Graduada em Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância. É Presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora de Medicamentos, IP. Possui 20 anos de experiência na área de regulamentação, logística farmacêutica e farmácia hospitalar, é membro do grupo técnico da OMS para o combate a produtos farmacêuticos falsificados e do comité executivo de harmonização dos procedimentos para o registo de medicamentos e inspeção em boas práticas de fabrico da SADC.