TEMA 1: Determinantes sociais e ambientais na saúde: vulnerabilidade e adaptação às alterações climáticas

Médica e investigadora no Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, onde é coordenadora do programa estratégico de saúde e ambiente. Mestre em saúde pública e doutoranda em ecologia e saúde ambiental. É presidente do Grupo Multissectorial de trabalho sobre a Resiliência e Adaptação às Alterações Climáticas. Participou na criação do Observatório Nacional de Clima e Saúde.


TEMA 2: Modelação de riscos e impactos das alterações climáticas na saúde

Cientista na Universidade de Coimbra; Vice-Presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, membro colaborador do Harvard Global Health Institute, membro de Grupos Consultivos Técnicos da OMS. Desenvolve investigação na área da saúde ambiental, modelação ambiental em saúde, riscos para a saúde pública decorrentes da variabilidade climática, vulnerabilidade e resiliência, e estimativa de riscos atuais e futuros. 


TEMA 3: A detecção precoce de ameaças para a saúde relacionadas com alterações climáticas

Geógrafo e doutor em Geociências. E pesquisador titular do Instituto de Informação e Comunicação em Saúde (FIOCRUZ, Brasil). Coordena o Observatório de Clima e Saúde do Brasil e actua na pesquisa e ensino de geografia da saúde com ênfase em vigilância em saúde, desigualdades sócio-espaciais, saneamento e saúde, e mudanças ambientais e climáticas globais, usando técnicas de geoprocessamento, análise espacial, e indicadores de saúde.


Botânico e ecologista marinho na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, onde lidera o departamento de ciências biológicas. É autor de mais de 50 publicações e co-autor de livros sobre ecossistemas marinhos. É coordenador científico do CITES em Moçambique e consultor para a convenção sobre diversidade biológica, contribuindo significativamente para políticas ambientais locais e internacionais.