Tema 1: O potencial transformativo da inteligência artificial no sector da saúde:
riscos, benefícios e uso responsável

Licenciado em Medicina e Mestre em Ciências. É Co-líder da Unidade de Ética e Governaça em Saúde da Organização Mundial de Saúde, Genebra-Suíça. Médico Internista, tendo exercido prática clínica na Alemanha, França e Chile, com posterior formação em economia da saúde e pós-graduação em ética biomédica. O seu trabalho concentra-se em aspetos éticos das doenças infecciosas, vigilância em saúde pública, pesquisa em saúde e inteligência artificial em saúde. Desde 2023 é professor adjunto de ética médica na Universidade de Erlangen-Nuremberg, Alemanha. Atua nos conselhos editoriais da Public Health Ethics e da Monash Bioethics Review.


Tema 2: Progresso e prespectivas do uso da inteligência artificial em saúde: implicações em Moçambique

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), mestre em Governação Eletrónica pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, em Ciências de Computação e de Sistemas pela Universidade de Estocolmo, e em Engenharia Eletrónica pela Universidade de Pretória, e Doutor em Ciências de Computação e de Sistemas pela Universidade de Estocolmo. Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC). É Professor Auxiliar na Faculdade de Engenharia da UEM. É Auditor Internacional de CSIRTs Certificado pela Open CSIRT Foundation no uso do Padrão SIM3 e Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Geral da LusNIC, através do INTIC. É Embaixador Adjunto de Moçambique do Movimento ID4AFRICA desde 2024. Foi Diretor Executivo da MoRENet e é membro do Board of Trustees da UbuntuNet Alliance.


Licenciada em Medicina. Doutora em Medicina Tropical. Especialista em saúde digital com experiência em sistemas de informação de saúde, prevenção da malária e tomada de decisões baseada em informação.