TEMA 1: Desigualdades no acesso e qualidade dos cuidados de saúde em Moçambique

Licenciado em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique, e doutorado em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. É o actual director nacional adjunto de Estatísticas Demográficas, Vitais e Sociais no Instituto Nacional de Estatística, com experiência na implementação de grandes inquéritos como os Inquéritos Demográficos e de Saúde e os Inquéritos sobre o Orçamento Familiar.


TEMA 2: Contribuição da epidemiologia social global para avaliar estratégias de mitigação na era da policrise

Professor Associado de Pesquisa e responsável pelo Grupo de Avaliação de Impacto na Saúde, no Instituto de Saúde Global de Barcelona, Espanha.  Doutorado em Saúde Pública e com sólida experiência em avaliação de impactos na saúde, com foco principal na mitigação de doenças relacionadas a pobreza e redução de disparidades de saúde em países de baixa e média renda.


TEMA 3: Determinantes sociais de saúde, políticas e investimentos públicos em Moçambique 

Licenciado em Medicina, mestre em Saúde Internacional pela Universidade de Copenhaga, Dinamarca, e especialista em Saúde Pública. É Secretário Executivo do Conselho Nacional de combate ao SIDA e Presidente do Mecanismo de Coordenação Nacional do Fundo Global de Combate ao HIV, Tuberculose e Malária em Moçambique. Docente da Faculdade de Medicina, UEM, e autor de mais de 30 publicações científicas.


Licenciado em Medicina e mestre em Saúde Pública e Medicina Tropical pela James Cook University, Austrália. É membro da Aliança Internacional para Pesquisas em Políticas e Sistemas de Saúde – Health System Global (HSG) – AITHM e da Comunidade de Práticas e Pesquisas sobre Utilização e Referenciamento nos Serviços de Saúde. Actualmente, é Director da Divisão de Pesquisa em Saúde e Bem-Estar no INS.